24 setembro 2012

Superclássico das Américas



Com certeza você já ouviu falar no Superclássico das Américas, mas sabe sua história?


Em 1913 o presidente da Argentina na época, Alejo Julio Argentino Roca Paz (nome familiar...), fez a copa com o nome de Copa Roca, que seria disputada somente por Brasil e Argentina.
A primeira edição da disputa,em 1914, o Brasil saiu como campeão com um placar de 1x0 na casa da seleção rival (antes era jogo único). A partir de 1939/40 os jogos começaram a ser de ida e de volta só que os dois jogos eram no mesmo país, um ano no Brasil outro na Argentina.

Em 1957, o menino da Vila Belmiro, Pelé, de apenas 16 anos,  não só estreou com a camisa verde e amarela, como também marcou seu primeiro gol pela seleção. Apesar da derrota para a Argentina por 2 a 1 em pleno Maracanã, a seleção venceu o jogo de volta por 2 a 0 (com mais um gol do então futuro rei) e faturou a Copa Roca daquele ano.

A última edição foi disputada em 1976, com mais uma conquista do Brasil. As seleções encerraram o ciclo com 23 jogos registrados, sendo 11 vitórias brasileiras, 9 argentinas e três empates com 8 títulos brasileiros e 4 argentinos (em 1971 as duas seleções dividiram o título).

Em 2011 a antiga Copa Roca volta com o nome de Superclássico das Américas. Organizado pelas confederações de futebol dos dois países, a regra básica da competição é ter dois jogos, sendo ida e volta(um em cada país). Apenas atletas que estejam atuando na América, no campeonato nacional, o 
Primera División (Argenina) e o Campeonato Brasileiro (Brasil), podem participar.

Com a volta do torneio, veio outra conquista verde e amarela. A seleção do também menino da Vila Neymar empatou com a Argentina no jogo de ida (0 a 0) e venceu em solo brasileiro (2 a 0, gols de Lucas e Neymar).


Em 2012 o Brasil saiu na frente da Argentina ganhando o primeiro jogo por 2x1,  de virada, mas ainda tem o jogo de volta, dia 03 de Outubro, Vamos torcer para  nosso 10º título, que, se vier, será na casa deles e poderemos sair gritando:
- Brasil,Brasil,Brasil!Chupa Argentina!, - Dale Brasil!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...